[ENQUETE] Água

O desafio foi esse:
[DESAFIO] Água - Desafios e Críticas / Desafios Arena - Fotógrafos Online

Qualquer membro do fórum pode votar em até 3 opções. Enquete aberta até 21 de junho.

Votação aberta até amanhã, meu povo!

Enquete encerrada. Parabéns, @AFShalders! Você escolhe o próximo tema.

Segundo lugar: empatados @cxpostal e @Lindsay.

1 curtida

Genteeeeee ! Estou honrado ! Obrigado.
Vou pensar aqui em um desafio bem legal.

4 curtidas

:clap:

Galera, provocando discussões produtivas aqui, queria a opinião de vocês sobre fotos por IA, pensando em uma nova regra:

• Não pode colocar foto por IA generativa?
  • Pode colocar foto por IAG sem falar nada?
  • Pode colocar, mas tem que rotular como tal?
  • Outra sugestão?

Aproveito para sugerir o novo desafio. Vamos sair da zona de conforto: FRUTAS

3 curtidas

Se a idéia é termos um desafio FOTOGRAFICO”, recorro à origem do termo: Palavra formada a partir da junção de dois elementos: phos ou photo, que significa “luz”, e graphein , que quer dizer “marcar”, “desenhar” ou “registrar”.

Como na IAG não há o registro feito a partir da captação da luz o resultado seria uma imagem e não uma fotografia.

Na minha opinião deve portanto estar em outro lugar e não em um desafio fotográfico.

4 curtidas

Concordo com o Carlos Rodrigues…

Alternativas:

a) uma categoria somente de fotografias produzidas por câmeras, apesar da edição (qualquer edição, mesmo que seja uma edição por IA).

b) outra categoria de imagens geradas por IA ou coisa parecida.

c) ou então liberar geral, mas com a obrigação do participante de declarar se a imagem é de uma câmera ou IA. (mas talvez assim desse jeito seja avançado demais, e fora de propósito do fórum).

a) Dificil estabelecer a tal regra. Os programas de IA generativa podem pegar nossa imagem e mudar completamente. Eu poderia pegar uma foto, mandar a IA pintar de branco e depois fazer qualquer coisa por cima. Poderíamos considerar edição por rede neural, mas não IAG.
b) Qualquer membro pode criar tal categoria. Só não sei se teria muita adesão.
c) foi a decisão que tomei. Pode ser revertida se for da preferência geral, mas acho que não será necessário.

Sim Felipe, mas observe o posicionamento nos comentários do outro tópico, pelo que entendi, alguns colegas não aceitam a competição com imagens “artificiais” criadas por IA, de maneira que uma preocupação é espantar esses colegas das competições, assim como alguns declararam, e ter o efeito de esvaziamento do fórum.

Entendi. Mas uma vez criada a enquete, não tem como editar. Eu teria que fechar aquela e abrir outra.

1 curtida

Funcionou. Pelo jeito, eu consigo editar o desafio, mas não consigo editar a enquete.

Não é questão de meramente não aceitar. Na minha opinião são coisas completamente diferentes. É tipo estarmos falando sobre bicicletas e alguém aparece com um cavalo. Os dois podem transportar uma pessoa, mas são fundamentalmente diferentes.

Fotografia envolve desafios e dificuldades muito diferentes pela própria natureza do processo, dificuldade pelo ambiente, o momento que passa, etc.

Gerar imagens usando um gerador por prompt ou coisa do tipo, considerando que a imagem final seja “perfeita”, para mim soa como trapaça. É da moda ? Sim. É a tendência ? Talvez. Mas isso não quer dizer que seja a mesma coisa. Para mim colocar tudo no mesmo saco é algo que não faz o menor sentido.

4 curtidas

Mudei a regra do desafio, olha lá agora. Lembrando que qualquer usuário pode abrir desafios e enquetes… Qualquer ajuda voluntária é bem vinda. :wink:

Sugiro colocar o link para o próximo desafio, como sempre ocorreu.
Dessa nova forma, temos que ir no menu e procurar nos Desafios.

A discussão toda interrompeu o fluxo normal. Aqui o link do novo desafio:

[DESAFIO] Frutas - Desafios e Críticas / Desafios Arena - Fotógrafos Online