compare o rosto, o peito os ombros, o fundo etc… é diferente ![]()
é justamente isso que eu estou discutindo…
seria interessante se vc conseguisse encontrar exemplos para postar aqui,
eu sei que fico insistindo em ver as imagens lado a lado,
mas eu postei esse link
vc chegou a ver?
pq ele faz um teste que evidencia que perspectiva é a mesma dada as devidas compensações,
e para refutar uma evidência só com outra evidência, por isso eu gostaria de ver imagens que mostrassem que uma 50mm mantem suas caracteristicas mesmo em outro formato.
sobre a questão da resolução a conclusão que o cara chega no teste 3
“What’s really interesting is how close an image can aesthetically look despite the sensor’s size. Of course the Large Format sensor looks much sharper and less noisy compared to the Super 16 because of the increased resolution. But if each sensor’s field-of-view is mathematically matched by changing the focal length and f/stop, the spatial relationship between objects appears to match. Practically speaking, if one had complete control over the technical aspects inherent in cameras, lenses, light levels and space, then you could achieve a large format “look” with any sensor size - up to a certain point.”
sobre isso é obvio, é a maneira como uma lente projeta o circulo de luz no sensor, não da pra usar uma 300mm de full frame no grande formato
vc tem que usar lentes feitas para o mesmo sistema
ainda não vi Paulo…
mas Lindsay nessas imagens que vc postou o cara fez a equivalencias que eu citei?
vc viu o link que te indiquei?
vc consegue encontrar algum teste que foi feito com esses parametros?
Albert Einstein criou no túmulo uma equação matemática pra finalizar a discussão:
35mm ≠ 50mm
NAO ESTA SENDO DEBATIDO O DESFOQUE.
E o vídeo que vc postou só mostrou que não há diferença na perspectiva/distorção… apenas diferença de desfoque o que não é o objeto da discussão.
Paulo não consigo ver com profundidade agora, mas rapidamente, vc considera essas imagens iguais??? Não estou entendendo o seu ponto Paulo…
É claro q existe cara. Essa comparação é ainda pior que a do booked.
Primeiro, pq cada lente individual tem sua razão de distorção; mesmo q vc compare lentes de mesmo formato.
Outra, vc querer dizer que as linhas de uma 35mm são iguais que a de uma 50mm; ou que de uma 11mm é igual a uma 7mm vc tá forçando de mais a barra.
abs
estou falando do teste 3
ok estou fora agora vou ver direito depois
Vamos todos respirar por um momento e reavalia todos os nossos julgamentos,
As vezes a gente chega a um ponto numa discussão em que a pessoa quer provar a todo custo que esta certa, e para de ouvir o que o outro está falando (nessa reflexão eu tbm me incluo).
Acho que nos faltou um pouco de interpretação de texto, o que um dizia e o que outro lia e interpretava (eu mesmo errei com Lindsay e pedi desculpas pra ele)
Outro ponto é que nem sempre estamos certos em tudo, eu mesmo acreditava que cada lente mantinha suas próprias caracteristicas até alguns dias atráz, mas mudei de ideia após ver link que eu citei.
É por isso que fico insistindo em testes práticos, pq vc só refuta uma evidencia com outra evidencia
Eu mesmo procurei na net imagens, textos ou artigos que falassem que a 50mm se mantem como 50mm as caracteristicas independente do tamanho do sensor, mas não encontrei.
O teste 3 desse link evidencia o contrário.
Mudar de opinião não é fim do mundo
Essa comparação tem a falha mais básica de todas.
Observe que o tamanho da casa no pier está diferente nas 02 fotos, ou seja, o fotografo se moveu entre uma foto e outra, e por consequência não tem a mesma perspectiva.
O que invalida qualquer conversa sobre os atributos dos modelos, rosto, ombro e etc.
Onde está a diferença na perspectiva, linhas etc?
Lembrando que não estamos falando de DOF nem de qualidade de desfoque (bokeh)…
Vou colocar as imagens do teste 3 para ficar mais fácil
o link da pagina
aqui a conclusão do cara
What’s really interesting is how close an image can aesthetically look despite the sensor’s size. Of course the Large Format sensor looks much sharper and less noisy compared to the Super 16 because of the increased resolution. But if each sensor’s field-of-view is mathematically matched by changing the focal length and f/stop, the spatial relationship between objects appears to match. Practically speaking, if one had complete control over the technical aspects inherent in cameras, lenses, light levels and space, then you could achieve a large format “look” with any sensor size - up to a certain point.
Lindsay, Galeno
se vcs conseguirem encontrar algum outro teste prático que refute essas imagens que postei, seria interessante postar aqui no tópico.
construindo argumentos com evidencias, todos sairão ganhando.
Vc está querendo pegar um teste empírico e usá-lo como argumento contra as leis da física?!
Eu insisto que esta questão não é de opinião. É física! São as leis do universo, cara.
Vc não pode dizer q uma 35mm tem a mesma perspectiva de uma 50mm. Sério.
E qq teste q consigamos, será impírico, tácito. Pq a realidade é outra. Cada lente é uma lente, vc não pode comparar o resultado e dizer que aqui equivale a realidade.
Vc pode dizer q não vê diferença. Mas dizer q a perspectiva de uma 35mm numa DX é igual a de uma 50mm na FF não se representa na realidade.
postar mais uma vez
Cara, isso não é possível
Pq vc vai ter q pegar 2 lentes diferentes. E cada lente trabalha com as linhas de forma muito própria.
Vc pode pegar a lente “X” lá e comparar com a lente “Y”. E dizer q tal lente é mais reta q a outra. Ou que ambas são igualmente retas. Mesmo q vc compare lentes de formatos diferentes.