Coloquei meus poucos neurônios pra funcionar e acho que o negócio funciona assim.
Um lente normal tem esse nome pq o ângulo máximo que a luz entra por ela é 46 graus.
E uma lente 50mm tem a essa nomenclatura de 50mm pq para se formar uma imagem nítida é preciso que o filme (ou sensor) esteja a 50mm de distância do ponto de convergência da luz, uma lente 85mm a 85mm de distância e assim por diante.
E o ângulo, mais a distância do filme, determina o tamanho do círculo de projeção, se é para aps-c, full frame, medio formato ou grande formato.
Fiz um desenho para mostrar, ok eu sei que tá meio tosco ou muito tosco, mas foi o melhor que eu consegui.
O quadrado é a camera, o risquinho amarelo representa uma lente 50mm normal para full frame, o fundo do quadrado seria o tamanho do sensor full frame n lado maior(35mm) as linhas pretas é o ângulo máximo (46 graus) que a luz entra no sensor full frame, o risco vermelho represanta o ângulo máximo do aps-c (32 graus) e azul é toda luz que entra pela lente.
E é certo que uma lente50mm continua sendo 50mm, mas pq vc altera o tamanho da superfície de captação para 24mm ou aps-c ele só vai captar a luz no ângulo máximo de 32 graus o que represente uma lente de 75mm
Conclui-se que uma lente 50mm no aps-c se comporta com uma 75mm
O desenho não está proporcional é meramente ilustrativo (olha eu passando vergonha)
Existem exceções como o tele-converter, tubo extensor, speedbooster, lentes para celular já que tem que ficar muito perto do sensor, tele-objetivas com espelhos e outros tipos de lentes que eu desconheço
no mais o Leonardo e o Lindsay estão certos, e isso serve pra que?
se uma pessoa pretende melhorar na fotografia esse tipo de informação é inútil, é melhor gastar tempo e energia aprendendo composição, luz e linguagem fotografica.