Exato e sempre tem alguém pagando. Os bolsa família da vida são dinheiro nosso. Isso foi apenas um exemplo e nem vou entrar no mérito da política. Mas não existe almoço grátis e lucro é o objetivo do negócio. É claro que trazemos questões ambientais , éticas, etc. Mas pensando bem sobre a IA: como isso avançará pelos próximos anos? Porque as possibilidades são realmente impressionantes e diria até assustadoras.
Há um mito em torno disso e uma hora a ficha vai cair.
Não há como criar uma IA verdadeira sem entenderem como a inteligência biológica verdadeira funciona. As pesquisas mais avançadas sobre como funciona a inteligência nem conseguiram arranhar a superfície do mecanismo.
Isso de falarem que o GPT adquiriu consciência é ouro marketing e sensacionalismo barato. Ele simplesmente imita comportamentos através de um algoritmo mas não entende nem de longe as nuances da coisa.
O que funciona muito bem HOJE são os chamados sistemas especialistas, tipo um OCR, um mapeador de terreno para guiar robôs, auxiliares de diagnóstico médico e coisas do tipo, alguns algoritmos de processamento de imagens, etc.
O que é um sistema especialista baseado em aprendizado de máquina ? É um algoritmo projetado para executar um grupo pequeno de tarefas, baseado em um monte de dados alimentados no sistema como exemplos e validados por humanos. Depois de um montão de comparações e testes, o sistema pode eventualmente ter uma taxa de acerto bem grande. Só que uma imensa parte desses sistemas especialistas baseados em AI podem ser substituídos por outros sistemas simplesmente procedurais.
Quero ver o dia que um aspirador de pó tiver 1/100 da inteligência de uma aranha papa-moscas… Aí sim a coisa começa a ficar interessante.
A IA em mercado financeiro tem se revelado algo completamente inútil, com uma taxa de acerto ínfima.
Uma área que tem um acerto maior é em sistemas naturais, como em meteorologia, mas novamente são sistemas especialistas muito específicos. Brinquei com isso la pelo ano 2000.
Eu vi uma defesa jurídica feita pelo chat GPT… pqp melhor nem ter advogado se for para usar aquela bosta.
Cara já pedi alguns prompts para o Chat BPT e ele me deu informações incrivelmente precisas. A IA é algo que também precisa saber pedir , ser muito específico. Pesquise no Google por “prompts CHAT BPT + assunto desejado” ele irá trazer alguns modelos de Prompts que você pode utilizar para melhores resultados na IA.
Vocês se impressionam muito facilmente
Fotografia não é brinquedo não.
Hahahaha
Banal ficando mais banal. Bananal
TEC Bananal democracy subscription plan.
O computador assina.
Lixo.
Pra quem duvida do poder da IA, basta usar a combinação de ferramentas e digitar Prompts mais detalhados possível… no resumo você precisa ser muito específico com a IA. Vejam este video:
Uma pena que já gastei todos meus créditos do Midjourney. Aí tem que fazer gambiarra pra poder usar novamente.
Queria testar uns prompts do Chat GPT.
Pessoal alguns testes rápidos usando Chat BGT pra moldar o Prompt de IA . As imagens foram geradas no DALL-E , um concorrente direto do Mid Journey:
Particularmente, a foto número 1 da menina loira ,… cara sem comentários. Se alguém ver jamais falaria que é foto gerada por IA.
A do cavalo também é bem bonita, mas parece que ficou tipo uma pintura.
Na verdade tirando algumas que de fato ficaram quase perfeitas dá para ver que parece algo irreal.
Pois é aí fiquei na dúvida se o sistema de Ia pode gerar uma imagem perfeitamente realista ou se falta passar algo ainda mais específico para o prompt entender e produzir de acordo. No entanto é bom recordar que estes sistemas de Ia têm espaço gigante pra melhorias nos próximos anos. Estamos lidando com tecnologia nova …
muito legal essas imagens, eu gostei ![]()
Sobre essas imagens geradas por AI eu penso que estamos num processo de revolução, talvez tão significativo quando passamos do filme para o digital.
Mas houve outras mudanças como por exemplo a criação dos “bancos de imagens” e a “edição de uma imagem por computador”
Nos anos 90 eu trabalhei em um estúdio de tamanho médio, mas que tinha tido seus dias de glória nos anos 70 e 80, era comum ouvir histórias de viagens
para fotografar carros e caminhões in loco ou uma pista de motocross dentro do estúdio para se fotografar motos saltando.
As agencias de publicidade pagavam por fotos desse tipo,
Depois passou a fotografar carros e motos no fundo branco e se adicionava a paisagem na edição.
E eu vivi essa época em que se fotografava tudo em fundo branco para se adicionar em alguma propaganda em revista ou outdoor,
era sempre feito em grande formato e depois em médio formato pra economizar os custos. E eu vi quando as agencias de publicidade
param de ligar pq podiam alugar imagens em lugares como StockPhotos ao invés de pedir para algum fotografo produzir a imagem que eles queriam.
é claro que até hoje em dia ainda tem fotógrafos que produzem imagens que as agencias pedem, como fazer fotos de prato de uma restaurante, o rosto de alguém famoso para uma propaganda ou um produto de uma fabrica, fotos únicas e específicas, fora isso o que pode ser encontrado em banco de imagens acaba saindo muito mais barato (tbm depende da utilização da imagem, se é compra ou aluguel, o veiculo e o tempo de circulação) mas hoje em dia a maior parte da produção de fotografia Still é para banco de imagens.
O digital tbm foi outra transição importante não só na fotografia mas para a gráficas tbm, o fotolito praticamente morreu e na impressão OFFSET a chapa é gravada a laser.
Em todas essas transições, pessoas perderam emprego e empresas foram a falência,
A mudança tem suas vantagens mas tambem tem suas consequências.
e lembrando que AI é apenas uma ferramenta e precisa que as pessoas digitem os comandos certos para se gerar imagens boas.
Só estou esperando o ChatGPT mudar o nome por conta própria pra SKYNET :eek:
Perfeita sua colocação sobre as mudanças tecnológicas ocorridas ao longo do tempo. A verdade é que o ser humano acaba se adaptando a essas mudanças sendo poucos os que tem uma resistência gigante.
Como toda tecnologia e seu respectivo avanço tecnológico, há um lado bom e um lado ruim em tudo que fazemos e usamos na vida (a famosa dualidade). Deixando o papo metafísico de lado, acredito que a IA veio realmente pra ficar . E o uso da IA não se limita a gerar conteúdos prontos em textos ou em imagens. Há uma série de aplicações muito interessantes para a IA Web que não é o futuro, é o presente, quer a gente goste disso ou não.
Por exemplo, a Adobe lançou um plugin que pela IA corrige a posição do rosto e dos olhos de um participante em vídeo ao vivo, ou em vídeos gravados (vlogs estilo Youtube) . A tecnologia funciona e perfeitamente bem!
Vou citar um exemplo: escrevi um livro sobre emagrecimento. Na próxima semana o livro estará indo ao ar. O Chat GPT me escreveu um livro inteiro . Meu único trabalho foi organizar todo a informação, transformando ela em conhecimento prático.
Assim como toda ferramenta, penso que o lado negativo e sombrio dela é fazer as pessoas muito preguiçosas. Isso tira a autonomia do sujeito em pensar por conta própria (apesar de 99,9% dos pensamentos de um ser humano não serem originais dele em si, mas isso é outro assunto). Essa “preguiça” pode ser algo muito desafiador para a raça humana, pois uma obra literária por exemplo, jamais será igual a feita de um humano sobre a devida inspiração artística .
DO lado bom, penso que a IA pode ser um recurso de pesquisa e uma fonte de conhecimento muito interessante. Por exemplo, posso pedir para o Chat GPT criar um roteiro para uma série de vídeos para um canal do Youtube de determinado nicho. O mais legal é que ele cria um roteiro totalmente novo; e de certa forma original. E se aquilo não te agradar você pode pedir pra IA reescrever algo totalmente novo.
A IA pode, se bem utilizada, ser uma ferramenta incrivelmente boa . Eu penso que ela deve ser considerada como uma ferramenta de apoio apenas, nunca como uma muleta para resolver problemas.
Por exemplo, sabemos que um vício da era moderna atual é a degradação da linguagem: vejam no Brasil um “caso”/ exemplo: raramente hoje em dia , vemos pessoas que sabem escrever, ler e interpretar textos. A IA poderia ser um grande aliado para ajudar a sanar esse problema pois a degradação da linguagem gera deturpações da realidade física que o indivíduo percebe.
Como foi dito antes com muita sabedoria, vocês se impressionam facilmente.
Do meu ponto de vista, o processo de fazer fotografia, aprender com o processo ou até improvisar, passa a ser ficar sentado na cadeira digitando. E me desculpe… Não é mais fotografia. Não é um instrumento, e não deve mais ser assinado. Não vou nem me indispor com essa mentalidade curta.
O encanto é interessante como entretenimento, só é preciso ver o quão iludido estão lhe fazendo. Não vou nem falar de gosto, ou de conhecimento. O pior é a apropriação da arte.
Alguns ingênuos merecem mesmo…
Existe uma tendência a fake news.
Enfim…
Lembrei aqueles desenhos e filmes super produzidos e chatos porque a estória é vazia.
Tbm concordo, muito da tecnologia deixa as pessoas preguiçosas, na época do filme era tudo mais difícil, não tinha o preview tinha que esperar revelar, se vc tinha um laboratório em casa vc podia fazer o seu próprio revelador (ou comprar um D-76 da kodak ou HC-110 da Ilford) a ampliação era outro desafio, eu gastava papel para se conseguir uma boa cópia, o aprendizado era lento e a informação estava em livros, professores e amigos mais experientes.
é como vc falou se tem vantagens e desvantagens
Hoje se encontra quase tudo na internet, mas se tem tanta coisa, que o essencial se perde num mar de bobagens.
já essa parte eu não concordo muito, cada um tem o seu ponto de vista, aceitar isso pode ser difícil para alguns, as vezes as pessoas podem nos surpreender de maneira negativa, por exemplo é a falácia “Argumentum ad hominem” que eu vejo muito por ai, onde se critica a pessoa e não o argumento.
Bom acho que vcs viram um exemplo pratico do uso dessa ferramenta digital, inclusive agora para fazer videos. O caso foi da prisão do Trump, com vários vídeos bem realistas produzidos por AI circulando pela NET, além de fotos é claro. Tudo ficção, nada real mesmo, porem movimentou a web e muitos acreditaram como se fosse fato.
É mais uma mostra da utilização dessa ferramenta pode ser preocupante para causar comoção, odio, e todo tipo de confusão pela web.


