Não é uma foto, é um prompt de IA

“pois ela não é capaz de refletir, só de copiar.”

por isso que eu acho que ela é apenas uma ferramenta, no dia que ela começar a refletir é quando a gente tem que se preocupar

então, mas o processo de chupar a internet com tudo que existe para que ela possa ser a ferramenta é o problema, basicamente ela se apropria da construção intelectual da sociedade a troco de não devolver nada pra quem ela se apoderou entende? Esse é um ponto relevante que acho que você não se importa muito.

E o pior: Ela se apodera e enriquece o dono da “ferramenta” no processo.

realmente eu não me importo, pq a gente já faz isso, tudo mundo faz isso, há séculos.

Mas será que você não está confundindo arte com fotografia? Ao meu ver pode até ser Arte, pensando como você mesmo disse, como ferramenta, mas de nenhuma forma será fotografia, pois carece dos elementos que definem a fotografia como fotografia.

Já que vale provocar, vamos lá: o problema ético reside na alma do capitalismo - a apropriação, o roubo, a picaretagem, o engano, o estelionato… que grande corporação cresceu sem essas coisas?

Quantas coisas deixaram de ser “crime” pra ser toleradas?

Essas big techs são o maior exemplo de como lucrar com a criminalidade, veja o caso da Meta que fatura uma fortuna com anúncios de criminosos sem fim, sem falar de coisas como discurso de ódio e etc.

Basicamente se dá pra fazer algo errado ou questionável, eles vão fazer.

2 curtidas

eu sei que estamos num fórum de fotografia e seria logico pensar que o assunto da AI estaria relacionado com o tema do fórum, mas quando digo de apropriação é sobre tudo que existe nesse planeta, veja como alguns pratos da culinária de um país se aproxima de outro, ou vestimentas, palavras no idioma, etc
isso é apropriação cultural, muita gente pode achar que é ruim, mas de uma certa forma é ela que cria novas culturas seja de um povo que invade o outro ou pelo comercio, veja a nossa própria língua o português, Lisboa uma das capitais mais antigas da Europa, passou na não dos Fenicios, Romanos, Visigodos, Mouros e quantos séculos de dominação de estrangeiros até formar o que é a nossa lingua é hoje, Sócrates influenciou Platão que influenciou Aristoteles e depois a idade média, etc, etc…tudo é apropriação, nossas datas religiosas são apropriação de datas de outras religiões e assim por diante.

a AI só faz o que nós já fizemos com outro povos

Só acho que a IA não faz fotografia…

Não não registra o momento.

Ela pode inventar baseado no que for ordenada a criar, mas não vai registrar o momento real.

1 curtida

bicho é bem diferente e vc cometeu uns equivocos no teu texto, mas no fim dane-se, nao to aqui p/explicar o básico de historia disso ou daquilo e de argumentação, desculpa se soou ofensivo

mas achei que tinha ficado subentendido que todo mundo reconhece que AI não faz fotografia, faz imagens.

agora acho que vc esta enganado sobre a fotografia registrar o mundo real, acho que não.
deixa eu explicar meu ponto de vista, por exemplo as minhas fotos

eu separo a minha fotografia em “o que eu vejo” e " o que eu imagino"
as fotos da minha imaginação são construídas no meu computador, elas vem de fotos reais, mas o produto final não existe no mundo real eu digo que são fotos pq elas vem de fotografias e são um recortes de varios tempos diferentes de uma mesma imagem, já a fotos que vejo elas são tbm um recorte, eu escolho o enquadramento, o que entre e sai do quadro, etc , é uma realidade construída, como todas as nossas fotografias, talvez as únicas imagens que mostrem o real seja das cameras de segurança já que elas tem o mínimo de interferencia

não fiquei ofendido,
se vc quiser explicar, sinta-se a vontade.
é como eu falei ninguém sabe tudo de tudo
tem aqueles que querem aprender e aqueles que não fazem questão de aprender.

Pessoal, cheguei agora e preciso ainda ler tudo, rendeu bastante o assunto.

No momento quero apenas afirmar que gosto de todos os colegas daqui, os mais novos e tbm os mais antigos.

Eu lembro que qd cheguei no MF (la pros anos de 2012 talvez) ja foi quebrando o pau com o Elmo e com o Antonio Shalders, que depois se tornaram grandes amigos, os quais respeito muito.

Ja tive discussões homéricas, intermináveis, memoráveis com o Carlos Souza e tbm com o Paulo kawazoe, inclusive algumas tivemos que parar sem concordar.

Então quero declarar o meu amor a todos vcs, pq me ajudaram, com essas discussões e trocas de pontos de vista, a evoluir e amadurecer o conhecimento.

Aos colegas novos (ao menos pra mim), como o Eduardo Lourenço, seja bem vindo, fique por aqui e continue postando fotos, pq a fotografia está em vc, assim como em mim e dos outros colegas, e a gente nunca vai se livrar disso.

Quanto a eu ficar ofendido, eu não fico, isso aqui é um forum, e ja estou acostumado à acidez das discussões de fotografia.

Um abraço tbm ao Cx postal, ao LSD, ao Mancz, e ao Felippe que anda segurando a onda por aqui, e a todos colegas que seguem discutindo fotografia.

1 curtida

Só mais um comentário, pra chegar nessa imagem levei uns 5 minutos, depois não consegui avançar mais, porque pra pilotar um prompt é bem difícil.

Eu queria colocar peixes dentro do lago, de maneira que pudesse ver-los pela agua transparente, fiquei tentando por mais uns 10 minutos, e não consegui.

Eu queria tbm retirar aquelas folhas secas no solo no primeiro plano, parte inferior do lado esquerdo até o meio, mas tbm não consegui.

Além de estar usando uma ferramenta grátis, eu não sei nada sobre conversar com prompts, ainda tenho muito que aprender.

Depois vou ler com calma os posts e interagir com vcs.

Pelo teu relato Lindsay, eu, pela minha vivencia e estudo (na parte academica…), entendo a tua imagem como “imagem construida”.

Isso é tema de “n” discussões, conversas, aulas, seminários… talvez livros? Artigos?

Enfim… pintura, quase sempre, é uma “imagem construída” - algumas mais evidentes (como colagens) outras menos (pintura abstrata), mas principalmente pelo processo pelo qual a pintura é realizada (não sei se vcs sabem como é). Mesmo quando não é “construída”, ela de fato, é.

Escrevo isso pois talvez se pense na fotografia como a coisa “bressoniana” do “momento decisivo”, mas muitas vezes não é assim… envolve roteiro, cenário, iluminação, pós, etc. - algo construído e distante de um “flagra”, “instantâneo”. Ou seja, é também uma “imagem construída”.

Sim, mas ainda assim, IA não faz fotografias. Pode construir imagens, mas nunca fará fotografias, esse é meu ponto.

1 curtida

Mas aí é uma questão de processo, e da ontologia da imagem, que é algo que interessa (ao menos para mim interessa) para quem faz imagens, especialmente (mas não exclusivamente) como fotografias.

Pra quem quer apenas uma imagem pronta, o processo pode não ser relevante.

A gente volta naquela discussão “será que o cliente vê diferença em foto feita com DSLR ou com camera compacta ou prosumer”…

Em breve vai ter mais imagens feitas por IA circulando do que fotos…

PROBLEMA vai ser no momento que as IAs usarem imagens das próprias IAs pra treinamento.

E sobre validade da imagem.. casos como a imagem da menina sobrevivente de um furacão nos EUA, criada por IA, mas tida como “real” principalmente para usos políticos - AI-Generated Girl Fuels MAGA’s Hurricane Helene Outrage e também isso: Fake images of hurricane survivors have become a bizarre meme

Tipo isso aqui?
Robôs do Face criam língua própria – mas calma, n… | Super

Carlos, tenho pensado bastante a esse respeito nos últimos tempos.

Estou chegado a conclusão que que se trata de uma fotografia sim.

Mas para explicar como é um fotografia, tenho que formular o raciocínio em sequencia, pegando desde os primórdios da fotografia em uma película química, passando pela revelação do filme e a segunda exposição no ampliador para o papel sensibilizado e quimicamente revelado.

E depois quando a fotografia se tornou eletrônica, da mesma forma, de um conjunto binário de dados resultante do RAW de um sensor, e depois passando por uma camada de interpretação desses dados por um software até se transformar em um “jpg”, e depois ainda, talvez possamos separar uma terceira etapa que seria o suporte físico de visualização da imagem, que pode ser uma impressão em uma folha de papel com a luz incidindo sobre ela, ou então através uma tela qualquer como um “painel led lcd” com a luz incidindo por trás da imagem.

E ainda teria fazer uma analogia com as imagens que o meu, o seu, ou os olhos de todo mundo vê uma imagem, e a transforma em um quadro dentro da memória, a lembrança dentro do cérebro das pessoas, que pra mim tbm é uma fotografia, escrita pelo globo ocular, e revelada pelo cérebro.

Existe uma correlação enorme entre tudo isso.

Um programa de IA, que pega pedaços de imagens que um dia foram registradas, e que circulam em um meio virtual, as transforma em outra criação, com a ajuda de uma camada de raciocínio pré programado.

Faz uma edição e montagens dessas imagens virtuais, as transforma em uma outra criação, mas com base em algo que já foi registrado com luz da natureza, e com formas e padrões retirados e existentes na natureza, e que foi editado e modificado inúmeras vezes para se obter determinado resultado.

Como resultado, a imagem será uma ficção, certo, muito porque talvez esse lugar não exista, mas a pergunta é: Que imagem não é uma ficção?

A partir dai teríamos que entrar em outra seara, estou falando da interpretação, da maneira como as pessoas leem as imagens, as colocam pra dentro dentro da mente.

não estamos falando de autoria, que é coisa diferente.

entao pecam para a IA uma fotografia de Sebastião Salgado de hoje. Um retrato dele ou uma fotografia cotidiana dele andando com sua esposa.