Existem pessoas que participam desse fórum que tem diversos níveis de conhecimento sobre IAG, desde o básico, intermediário e avançado, tem gente que só coleciona ferramentas de IA, tem o entusiasta de tecnologia, etc, mas uma coisa eu tenho certeza, 99% acha que sabe mais do que realmente sabe e alguns que aparecem aqui sabem menos do que nada (eu chamo essas pessoas de apertadores de prompt de ferramenta de IA)
—-
Por favor entendam por uma brincadeira. Como em um motor de IA, me apropriei de uma citação do @pkawazoe (um exemplo, poderia ser de outra pessoa no tópico) e inseri IAG em um contexto que antes era o de fotografia.
Sou um utilizador amador da máquina fotográfica desde novo (e já conto alguns aninhos), sempre com recursos muito limitados, sem equipamentos/meios técnicos e sem conhecimentos (ainda hoje…formação sempre adiada), mas sempre vi a fotografia como o registo de um momento… uma cara, um sorriso, umas férias, uma nuvem, um pôr do sol, uma flor ou um animal que olhou para mim, ou que eu olhei para ele…
Tenho um acervo catalogado de mais de 90 000 fotos digitais guardadas, muitas centenas mais que ainda estão em papel para digitalizar, a maioria delas “retratos e momentos de família”, outras mais temáticas, a maioria relacionada com a natureza e o meio ambiente.
Uma grande percentagem dessas fotos não tem “qualidade”, mas amo todas, ao ponto de não me desfazer de algumas “tremidas e/ou embaçadas” porque todas elas me dizem algo.
Iniciei muito recentemente a minha participação no grupo apenas por brincadeira, talvez pensando só no ego de ver algumas fotos minhas publicadas…
Admiro e respeito quem gera imagens por IA (tem de saber muito), mas para mim são apenas imagens/desenhos… não são fotografias, pelo menos como eu vejo a fotografia (mas sou velho)…
Outra coisa será tratar uma foto com IA (processo que também não domino), reduzindo ruido, removendo objeto/mancha ou corrigindo iluminação, processo que aceito com naturalidade…
A minha opinião vale o que vale (pouco de certeza) mas, agradecendo primeiro ao muito que me têm ensinado, às vezes que me levaram a procurar mais informação e conhecimento, concluo que também deva deixar de participar nos desafios… já são tão poucos a participar e se vai incluir imagens de IA… deixa de ter sentido para mim.
Bem hajam todos.
ATENÇÃO AMIGOS DO FORUM. Isso aqui é somente uma discussão técnica, a maioria da audiência pensa de um jeito, uma parcela menor pensa de outro, mas é só uma discussão técnica.
O desafio tem regras, acredito que a ADM do forum vai atualizar as regras, por favor, não desistam de participar dos desafios. Como a regra vigente é antiga e não especificava um impedimento, eu usei o próprio desafio para provocar e gerar essa discussão.
Por favor, eu não quero afastar do fórum os colegas, principalmente os que não concordam que uma imagem de IA seja algo comparável a uma fotografia.
Por favor, continuem acreditando e postando fotos, observem que no próprio “desafio agua”, a imagem que venceu foi uma fotografia real do Antonio Shalders.
Então o fato é que uma foto de IA perdeu para uma imagem real, e isso comprova que uma imagem real pode sim ser bem melhor que outra gerada por IA.
Continuem fotografando e postando, por favor não quero desanimar os novos participantes deste fórum.
Peço licença aos colegas para continuar minha argumentação, sustentando que uma imagem de IA pode sim ser classificada como uma fotografia.
Mas por favor, continuem fotografando, postando e participando das competições.
@Lindsay tem razão… a sua argumentação deve continuar pois ela gera conhecimento…
Como alguém dizia… Se as imagens de IA são “fotografias” depende de como você as sente e vê… eu pessoalmente vejo as imagens geradas por IA mais como desenhos/pinturas, criativas, até arte nalguns casos, quando feitas por quem gosta do género e identificadas como tal,
Por falar nisso, achei a sua criação no desafio água muito bem feita… faltou apenas a mensão no momento de que era uma criação por IA.
Mas a indicação veio depois e bem…
As imagens geradas por IA ficarão cada vez melhores e podem ficar… Lhe faltou apenas conhecimento para fazer algo melhor.
Eu entendo todos os argumentos colocados pelos colegas que acreditam que uma imagem gerada por IA pode ser uma fotografia, entendo as questões filosóficas levantadas por alguns aqui e concordo com elas, mas para mim, são imagens e não fotografias.
Não quero com isso mudar o entendimento de ninguém em relação ao que pensa, apenas esclarecer o que digo.
Uma boa IMAGEM. Mas de um momento inexistente. No máximo poderia ser comparada com uma montagem, mas no final nem isso, é uma imagem fake, que por sinal ficou ótima… E é aí que mora o perigo.
Fotografia, por definição clássica, envolve: Um registro de luz real,
pegue 20 fotos tiradas por uma camera
Capturado por um dispositivo físico (câmera, lente, sensor ou filme),
sim imagem capturada por uma camera
Em um instante específico do tempo.
sim
A IA não faz isso. Ela não presencia o momento, não interage com a luz real, e não registra o mundo físico.
agora mande a IA pegar essas 20 fotos reais, modifica-las e fazer uma nova montagem combinando pedaços de uma e de outra, exportando uma imagem que corresponde a mistura entre elas.
São imagens que foram capturadas por uma câmera real e editadas que resultaram em outra.
Tudo isso que a IA fez poderia tbm ter sido feito por um fotografo que entenda de Photoshop.
Pessoal, principalmente os novos colegas do fórum, não fiquem bravos, nem irritados, nem chateados, nem “p” da vida comigo, como falei antes, vou manter a argumentação do contraditório para continuar essa discussão, vamos ver os caminhos por onde seguiremos e os conceitos que vão aparecer durante essa discussão.
Os velhões aqui do fórum eu sei que não ficarão, mas os novos colegas, por favor, continuem participando, tipo assim, com menos emoção e mais argumentos técnicos.
Eu já mudei as regras, e avisei no tópico da enquete anterior. Estou avisando aqui também. Continuem participando!
No mais, se alguém quiser criar os desafios daqui pra frente, será muito bem vindo! Passo todos os macetes que aprendi (não que sejam o melhor jeito, mas é como eu faço).