Por que que não existem mais fotógrafos de astronomia?

Gostaria de entrar nesse ramo mas não sei como… parece que não existem mais tantos recursos… o que acham?

Olá, Cacau!

Obrigado por iniciar essa conversa interessante! A fotografia de astronomia tem se tornado mais nichada, talvez porque muitos fotógrafos estejam se voltando para áreas mais acessíveis ou populares. No entanto, ainda existem muitos entusiastas e profissionais que capturam maravilhas celestes. Uma dica é participar de grupos especializados ou workshops; essa pode ser uma ótima maneira de se conectar com outros fotógrafos e aprender técnicas específicas.

Qual é a sua experiência com fotografia de astronomia? Já tentou capturar algumas imagens do céu?

Amigo Cacau, existem sim! No grupo, temos vários fotógrafos que nos surpreendem com imagens incríveis da galáxia. Dê uma pesquisada rápida no tópico Galeria de Fotos - Astronômica e confira.

Opa, tem eu… Se procurar, tem uma série de artigos que escrevi sobre astrofoto aqui mesmo.

Creio que não existam muitos fotógrafos de astronomia por alguns motivos (que nenhum desses seja um desestímulo pra você):

• cada vez mais, os céus das cidades estão poluídos, e pra capturar céu sem poluição luminosa, tem-se que ir pra longe;
  • A curva de aprendizado é significativa, e este tipo de foto toma bastante tempo. Some-se a isso que no começo as fotos são bem mais ou menos, o que desestimula, a não ser que a pessoa seja apaixonada por isto.
  • É caro. Pro começo, câmera e tripé bastam. Mas pra brincadeira ficar um pouquinho mais séria, precisa no mínimo de um rastreador e lentes apropriadas pra este tipo de foto (não necessariamente caras), e um tripé parrudo. Pra usar na boa, telescópio, montagem equatorial e câmera de astrofoto, com resfriamento interno.

De maneira alguma a lista é pra desestimular. Eu diria que a maior barreira é o tempo dedicado. Fora isso, em tudo se dá um jeito.

1 curtida

Aqui o artigo:
[Artigo] Astrofotografia para iniciantes - Discussões e Dicas / Artigos, Tutoriais e Dicas - Fotógrafos Online

E aqui um longo tópico com minha evolução sobre o assunto.
Minhas astrofotos - Galeria de Fotos / Astronômica - Fotógrafos Online

Conteúdo zero por cento gerado por IA!

2 curtidas

Tem mais ou menos eu também. Não sou tarado que nem o Felipe mas curto bastante.

Meu foco é em Astro de “baixo custo” (se é que isso existe).
Por astrofotografia, não me refiro a aquelas fotos de campo ultra largo, tipo via-láctea inteira. Refiro-me mais a setores menores do céu, tipo diâmetro da lua cheia e objetos de céu profundo maiores, como algumas nebulosas e galáxias.

Aqui estou conseguindo fazer umas imagens razoáveis com um bom tripe, que seja muito firme, e objetivas entre 70mm e 300 mm de foco manual

As cameras são a Sony A7S-II e Pentax K5-II basicamente.

Já produzi imagens bem interessantes, mas em 100% das vezes tem um bom tempo de pós-processamento e muita técnica envolvida até sair algo que preste.

4 curtidas