Sebastião Salgado de 24-105

Concordo. Mas eu queria ter uma 1Dx!!

Eu ia perguntar pq ele nao usa Nikon kkk

e se poderia carregar as malas dele em algum projeto.

Que isso Rapaz todas opiniões são bem vindas mesmo as fracas.

Não me refiro as opiniões, e sim aos egos infantis

Parabéns cara pelo bom senso, foi um dos poucos que realmente acrescentou ao tópico.

Pessoal realmente confunde obra e autor pra caramba, e fica batendo na tecla do erro. É a velha história humana, você pode acertar 1000x mas só irão ver mesmo quando errar 1x. Não há um fotografo que só tenha projetos que sejam do gosto de todos, Bresson mesmo tem cada foto horrível hahaha. Se o Sebastião Salgado figura quase que em todos os rankings mundiais dos melhores fotografos, não é por acaso, é burrice pensar que o mundo inteiro está errado e você com toda sua “genialidade” é o único correto.

O tópico era apenas para demonstrar que certas pessoas perdem oportunidades as vezes focando em coisas não tão uteis como poderiam e ponto.

Aí chegam os caras na maior agressividade, e pior: depois querem medir forças de quem é melhor fotografo haha e ainda tem a pachorra de dizer que “estão rindo” e “não ligam pra opiniao do outro” mas ficam respondendo os posts um do outro sem parar. Moderação tá de brincadeira tb…

Dica: existem diversos documentários sobre a vida e obra do SS, vamo assistir primeiro antes de comentar :ok:

Isso eu já duvido. Podem colocar a Gisele Bundchen posando para mim em um ensaio exclusivo, no cenário mais deslumbrante que a chance de sair algo que preste das minhas mãos seria fruto meramente da estatística. Eu sou péssimo para fotografar pessoas.

Um dia tentei dar uma de Bresson, em Paris. Saí com uma RF de filme e dois Tri-X pelos mesmos lugares para evr no que dava. Não fiz uma única imagem que chegasse aos pés das dele. Mesmo equipamento, mesma locação, e a minha pós era bem mais poderosa em termos de recursos.

Outra vez, na Patagônia, em El Chalten tentei outra idiotice à la Ansel Adams. Adivinhem o resultado ? kkkkk de , mais de 100 fotos, duas sairam mais ou menos como eu queria.

Na outra ponta, coloque os 1 milhão de turistas que tiram aquela foto mais do que manjada da torre Eiffel, vista do Trocadero. Se o cara acertar a luz certa, a foto sai sempre excepcional, independente de quem tirou a foto. Se do 1 milhão, digamos, 1% conseguem a foto no momento exato daquela luminosidade e céu espetaculares, mesmo assim são 10.000 pessoas. São 10000 excelentes fotógrafos ? Não acho… São 10000 cagões.

Tem casos que dá para separar completamente a obra do autor. Por exemplo, não ligo a mínima se quem fez a imegem foi esse ou aquele. Normalmente a última coisa que vejo é a autoria, isso quando eu tenho o trabalho de ver. Acho que em 99,999999999% dos casos nem procuro saber, mesmo porque isso para certas pessoas já dá um viés na opinião. Não estou nem aí se o cara é ativista, venusiano, Deus ou o capeta em pessoa.

Em outros casos é interessante saber sobre o autor para saber sobre os aspectos práticos e teóricos sobre uma foto, por exemplo no caso do Ansel Adams. Muito da própria técnica e teoria da fotografia moderna vem dele. Ou então de algum outro autor que seja mestre em uma determinada técnica.

Concordo totalmente que tanto o HCB quanto o SS tem algumas fotos ruins no seu portfolio. Mas quem não tem ? Eu tenho muito mais fotos ruins do que boas ! :smiley:

Continuo achando que fala-se muito e mostra-se pouco que realmente seja interessante. Mas isso é a minha mera opinião, não importando se está certa ou errada.

Nao entendi, opinioes fracas? Por que? Porque divergem do senso comum?

Sei não em…

Eu não faria o trabalho que o SS faz tendo os mesmos recursos que ele, mas o que disse la em cima, dúvido que um fotografo do NatGeo não faria tão bom ou melhor, alias, eu acho que alguns ja fazem.

Ja disse e repito pela terceira vez, Workers e Exodos sao os trabalhos que mostram a real essencia do SS, retratos que mostram a realidade humana, que mostram um mundo que nao estamos acostumados a ver, com fotos que chocam, que são lindas e as vezes triste, pra mim SS e McCurry sao os dois melhores retratistas do planeta. Mas paisagens, nah.

Workers

http://brooklincoletivo.com.br.s189798.gridserver.com/wp/wp-content/uploads/2013/10/Sebastião-Salgado-61.jpg

http://thephotographersgallery.org.uk/images/130512490382_4fcb5dff47d61.jpg

Exodos

http://www.colecaopirellimasp.art.br/files/work/image/49/400px_CP0049_01_66b.jpg

Genesis

http://www.modayacamim.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/04/fo_salgado_genesis_int-2b1.jpg

NatGeo

http://s017.radikal.ru/i411/1202/1e/cea24c4cc54f.jpg

Essa aqui se não fosse do SS e fosse postada aqui receberia, com quase toda certeza, o comentário “nossa, puxou demais no clarity”. Mas, pelo visto aqui o que vale é a regra bíblica do “não toqueis no ungido”.

E concordo contigo, tá cheio de fotógrafo da NatGeo fazendo trabalho melhor que esse. Ou mesmo amadores no 500px com portfolios belíssimos.

Claro que tem. Mas cá entre nós esses da NatGeo já estão em um nível pra lá de alto. Então a comparação não é tão desnivelada.

Mas o papo aqui foi bom, interessante.

Aliás, me deu uma vontada denada de voltar a usar D-23

Adicionando:

Proponho um tópico “minha foto x SS” hehehe…

pqp
o cara passa uma década fotografando, viajando pra todo lugar do mundo e no fim é julgado por uma unica foto

esse pessoal tá de brincadeira…

alguém poderia me dizer se poderiam julgar os livros mais importantes da história da fotografia só por uma foto de cada?

vamos começar a enumerar…

“The Americans” do Robert Frank
“The Guide Book” do Enggleston
“Retrospectiva” Ernest Haas
“O Momento Decisivo” Bresson
“Camerawork” Hockney
“The Pencil of Nature” do Talbot

e outros que não lembro…

então a gente pega uma foto só, desses caras ai de cima, e compara com de outro sicrano
ai a gente julga o trabalho inteiro de uma vida…

é isso?

gente…por favor mais coerência…

“pqp”, será que dá para entender que isso foi apenas um exemplo? Se você quiser posso continuar o post do Jacob e listar inúmeras do trabalho Gênesis que estão na mesma situação.

BTW ao que parece você está sugerindo o contrário também: pelo fato do SS reconhecidamente ter feito um bom trabalho nos outros livros ele pode fazer qq coisa dali em diante que todo mundo tem que aceitar que é bom.

cara vc sabe o que é projeto fotografico?
vc sabe que a gente vive no mundo contemporâneo…que tem como a caracteristica a opinião
um projeto no mundo de hoje é julgado como um conjunto…não fotos aleatórias
justamente pq é a sua visão, a sua opinião sobre o assunto em questão…
se vc faz um recorte do todo, é a mesma coisa que num livro vc escolher os trechos que vc quiser para passar o seu ponto de vista contra o do autor da obra…

eu vou colocar de novo a citação que eu fiz

“a obra de arte pode depender do que for, da personalidade do autor, da classe social dele, da situação econômica, do momento histórico, mas quando ela é realizada, ela é ela. Ela tem sua própria individualidade. Então a primeira coisa que é preciso fazer é estudar a própria obra. Isso ficou na minha cabeça. Mas eu também não queria abrir mão, dada a minha formação, do social. Importante então é o seguinte: reconhecer que a obra é autônoma, mas que foi formada por coisas que vieram de fora dela, por influências da sociedade, da ideologia do tempo, do autor. Não é dizer: a sociedade é assim, portanto a obra é assim. O importante é: quais são os elementos da realidade social que se transformaram em estrutura estética.”

Já chamei a atenção de alguns em off, agora será em público!
Será que dá para pedir um pouco de educação e Cordialidade para voçes?

A beleza das fotografias está nos olhos de quem vê! Eu tenho o Gênesis aqui em casa e acho muito bonito o trabalho! Assim como tenho outros que também gosto muito! No estilo de foto que eu gosto, o Steve McCurry é o meu fotógrafo favorito, por que ele faz o gênero de fotografia que eu curto, retratos coloridos em situações de cotidiano…
Mas o fato de eu preferir um estilo de fotografia não impede que eu curta outros. O Gênesis foi comprado por ser um belo trabalho e para estimular o autor a fazer outros projetos…

Essa que postaram do genesis parece um crop dessa:

http://www.snpcultura.org/imagens/genesis_sebastiao_salgado/12.jpg

Que seria malhada em qualquer comunidade de fotografos porque o horizonte está, aparentemente, torto.

uma imagem, que pode ser fotografia, pintura, desenho,etc ……
tem desdobramentos muito mais complexos que os significados aparentes nelas,
ex: do Weston, quando ele fotografava o deserto, a esposa, o filho ou o pimentão(acho que a foto mais famosa dele)
ele não queria retratar o deserto, a esposa, o filho e o pimentão, mas estava em busca de uma forma….justamente pq ele estava no meio do modernismo…
e ele se apropria do “ready made” do Duchamp para re-significar as suas imagens…..ou seja, retirar o objeto do seu contexto e coloca-lo em outro….
então não era todo pimentão que poderia dar aquela forma, mas somente aquele, o da foto…..

são conceitos como esses, criados em momentos chaves da historia que fizeram a fotografia ser reconhecida como arte

quando Kosuth fotografa “a cadeira” uma obra de 1970, o conceito é exatamente o contrario do Weston
o Kosuth poderia ter usado um pimentão….e seria muito parecido com do Weston…..mas seus conceitos, desdobramentos e contexto,
seriam completamente diferentes

então mesmo que um sujeito fotografe uma montanha e outro fotografe a mesma montanha, tem que se ver seus contextos………

exatamente pkawazoe, tem que ver o conceito, e eu acho que o conceito do SS é muito mais desenvolvido nos dois primeiros trabalhos dele.

O que eu noto em fóruns e redes sociais é que existe uma politica de “se falar mal, nao gosta, se falar bem, ama”. Eu por exemplo nao gosto do trabalho do Romero Britto, nao consigo ver conceito no trabalho dele, mas admiro o muito por ele ter chego onde chegou. Admiro muito o SS, mas acho que ele trabalha muito melhor com pessoas do que com paisagens, e acho sinceramente que o Genesis é supervalorizado em consequencia dos trabalhos anteriores dele, tipo uma banda como GNR que fez varios albuns fodas e o ultimo é muito inferior, mas vende em grande parte por virtude dos anteriores.

Eu não vi nada na ultima obra do SS por esse motivo, nao vi o conceito, vi um discurso pra tentar explicar um conceito que na verdade ja é bem batido (fotos de paisagem, assim como fotos de gestante e fotos de casal). Essa história de mostrar os cantos inexplorados do planeta Terra vários fotografos de paisagem ja fazem, só nao conseguem ter um projeto tão bem desenvolvido e cravado pelo fato de nao terem o investimento que o SS tem.