A Nebulosa Crescente em 2024

Já fotografei esta nebulosa antes, mas a migração meio que sumiu com as fotos. De qualquer forma, estão aqui:
Nebulosa Crescente - Galerias / Galeria de Fotos - Fotógrafos Online (fotografos.online)
Nebulosa Crescente em 2022 - Galerias / Galeria de Fotos - Fotógrafos Online (fotografos.online)

Dessa vez foram 600 quadros de 30 segundos cada (5 horas no total) com a Rokinon 135mm em f/2, filtro Antlia RGB Triband e câmera ZWO ASI294MC Pro a 3 graus de temperatura (zero grau tava embaçando o sensor). Essa lente tem que ser usada com cuidado na maior abertura, com risco de deixar as estrelas feias. Não tive este cuidado, e as estrelas ficaram enormes. Usei um plugin do Pixinsight chamado BlurXterminator que, entre outras coisas, corrige o formato e tamanho das estrelas. Como o plugin não é perfeito, o espaço onde as estrelas existiam não é preenchido, causando buracos perto das estrelas maiores.

Na direita, a estrela Sadr, que é o peito da constelação do Cisne:

Que fica nessa região do céu:

3 curtidas

Poxa dá trabalho produzir um trabalho nesse nível :clap: parabéns incrível

2 curtidas

Hehe, obrigado! Na verdade eu estou ficando relapso em alguns aspectos pra priorizar outros. Ainda estou às voltas com a montagem equatorial nova, então a ótica ficou um pouco em segundo plano. Mas em breve volto com ótica bem ajustada.

1 curtida

Edição final. Tenho que anotar e lembrar: nunca fotografar campos densos de estrelas em f/2.

1 curtida

Achei este campo tão interessante que o revisitei, agora com uma câmera APS-C e 26Mp, e ainda usei drizzle pra dobrar a resolução. Tomei bastante cuidado com o back focus (a distância entre a lente e o sensor) e com o foco que tem que ser especialmente preciso.

A estrela Wolf-Rayet central (que gerou a nebulosa que chamamos de “Crescente”) parece ser tão potente que ela gera sombras nas montanhas de poeiras cósmicas ao redor.

Foi um total de 181 subexposições de 2 minutos cada, com a lente Rokinon 135mm, filtro Optolong l-eNHance (por causa da lua cheia) e câmera Ogma AP26CC. Processada no Pixinsight.

2 curtidas

Caracas.

Parece efeito de LSD.

Cada temporada nova suas fotos sobem um degrau. Show.

3 curtidas

É mesmo impressionante e, ao mesmo tempo, um pouco desconfortável. Minha mulher não curte muito as implicações filosóficas que essas imagens trazem. Principalmente sobre nosso tamanho perante o Universo.

Eu, no momento, estou fotografando esse retângulo que parece ter uma nebulosa azul meio escondida. O retângulo é proporcional ao enquadramento do meu telescópio mais longo.

Untitled

1 curtida